sexta-feira, 30 de maio de 2014

UOL Carros mostra a diferença entre freios comuns e freios com ABS; assista - NEWS

UOL Carros mostra a diferença entre freios comuns e freios com ABS; assista
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Eugênio Augusto Brito
Do UOL, em São Paulo (SP)
Após pelo menos cinco anos de argumentos e decisões e uma tentativa de adiamento na reta final, desde janeiro deste ano, carros zero-quilômetro nacionais e importados vendidos no Brasil precisam obrigatoriamente sair de fábrica equipados com bolsas frontais duplas (airbags para motorista e passageiro) e freios com sistema ABS (antitravamento).
UOL Carros foi ao autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), participar de uma sessão de testes de frenagens com instrutores do Centro Pilotagem Roberto Manzini para descobrir o quanto freios equipados com ABS são mais eficientes que freios comuns. O resultado pode ser visto em vídeo e comprova os números citados por Rubens Manzini.
Na videorreportagem, usamos um carro modificado, que tem freios com ABS, mas que permite desativar o sistema eletrônico para simular a ação de um carro com freios convencionais. Como o carro é o mesmo, as situações de comparação são menos díspares.
Reprodução
Freios comuns: rodas travam, motorista perde controle e distância percorrida é maior
SEGURANÇA NA PRÁTICA
Segundo especialistas, os freios com ABS têm importância fundamental no pacote de segurança. Os airbags são "apenas" equipamentos de restrição secundária: ou seja,agem após o acidente para conter o movimento involuntário dos ocupantes contra partes do carro (volante, painel, para-brisa e colunas, por exemplo), evitando maiores ferimentos; além disso, são ineficientes se os ocupantes não usarem cintos de segurança. Freios com ABS, porém, são equipamentos de ação primária, ou seja,podem evitar acidentes.
O sistema antitravamento (também chamado popularmente de "antiblocante", embora o termo seja evitado por técnicos) impede que as rodas travem durante a frenagem. Com isso, o motorista mantém o controle da direção do carro, podendo fazer movimentos para escapar do obstáculo. Além disso, como as rodas não derrapam, aproveita-se melhor a força da frenagem tornando o processo mais eficiente. Resultado: o espaço percorrido até que o carro pare é menor.
"Na velocidade padrão em pistas rápidas de centros urbanos, com o carro até 70 km/h, ao se acionar totalmente o freio de um carro comum, as rodas serão travadas e você vai levar 45 metros ou mais até parar completamente", afirma o instrutor Rubens Manzini, especialista em direção defensiva e ofensiva. "Quando o carro está equipado com ABS, este tempo até a parada pode cair em um terço, talvez mais, dependendo das condições". 
No registro do teste de frenagem retilínea -- feita com o carro lançado em velocidade de 70 km/h, com acionamento do pedal de freio após o fechamento do semáforo --, a distância percorrida até a parada total do carro, sem ABS, foi de 48 metros. Usando o sistema ABS, a distância caiu para 30 metros -- tudo bem próximo do que previu Manzini.
Além disso, foi possível mudar a trajetória do carro ao usar o ABS, algo impossível de se fazer com as rodas travadas.
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